terça-feira, 5 de abril de 2011

Bullying nos Aliens

         Olá povo!!!


       Essa é a minha primeira postagem sobre filmes, não me preocuparei em falar sobre diretores, atores ou qualquer coisa mais técnica. A minha intenção é falar como uma pessoa "leiga" falando "leigamente"sobre filmes. Sem pretensões, ok??

      Esse final de semana aluguei um filme que já está um pouco fora do circuito de lançamentos, mas como eu e uma amiga minha que veio passar o fim de semana comigo (Yay) não havíamos assistido e ela também gosta de cultura nerd, resolvemos assistir Distrito 9. Foi uma sessãozinha em casa com direito a pipoca, refrigerante e sorvete que acabamos não consumindo (!?!?!?). Mas vamos ao que interessa (ou não).
Uma coisa que devo dizer pra começar é: Não sei se gostei do filme, aponto dois aspectos extremamente positivos: uma nova visão de filmes de ficção científica (fazendo com que o mundo fictício seja mais realista, portanto, aceitável e a idéia de fazê-lo parecer um documentário nos primeiros minutos passando por um rápido drama (que se extende por todo o filme sem ser dramalhão) e uma ação frenética Holywoodiana com direito a muitos tiros e explosões, em outras palavras, um filmão. MAS, algo faltou. Não li nenhum review tentei assistir Distrito 9 da maneira mais virgem possível (ui!).
Foi um filme no mínimo interessante, diferentemente dos outros filmes de aliens, ele não é centrado na invasão ou em como os aliens são “modafoca”, e sim como uma raça (espécie) minoritária e sofredora da palavra da moda: Bullying, a raça (espécie) humana aqui é a detentora do poder e opressora.
O filme tem todos os clichês possíveis para fazer com que nos afastemos dos humanos e aproximarmos dos aliens carinhosamente (not!) apelidados de camarões devido a aparência dos visitantes. Já o final, não é de todo o surpreendente (relaxa, este post é spoiler free, a não ser que você tenha se espantado que a personagem da Nicole Kidman no Moulin Rouge estava morta no final! OPS! Contei!! ;D).
Se você está procurando um filme que não seja descerebrado, mas não está afim de ficar pensando para entender, e quer ver algo diferente (repito, não é ruim, é diferente!) assista Distrito 9.
Já aqueles que assistiram, eu os convido a uma sadia discussão aqui nos comentários. Vamos lá!!
Depois eu nerdo um pouco mais sobre isso.
Bjundas!!

3 comentários:

  1. Não vi esse filme, estou super desatualizado em termos de cinema, mas achei bem interessante essa sua visão pelo viés do bullying.

    ResponderExcluir
  2. Bem, apesar de ter dado uma capotada básica perto do final (hehehe mas o Taz voltou uns minutos então não perdi... ) eu também achei muito interessante o filme. Primeiro pelo tipo de abordagem, original mesmo; segundo, (SPOILER)pelo fato de nada ser esclarecido: porque vieram parar aqui, o que queriam, o que os "adoeceu"??? Então, das duas uma: ou fica p@¨%#* porque não fala ou curte a idéia de criar você mesmo o subtexto pra responder as questões abertas... como eu disse no comentário do post do Netão, eu prefiro sempre ver o lado fofo das coisas, então gostei da idéia de brincar de criar e fiz conjecturas mil com minha mente fértil sobre o que devia ser!!
    Adorei! Já assinei, já me inscrevi e agora ficarei antenada sobre o que acontecer por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi Taz!
    Eu gostei bastante do filme!
    O Neto ainda tentou estragá-lo para mim argumentando que não fazia sentido os aliens serem tão submissos tendo todas aquelas armas e tecnologia superiores.
    Mas como a Karima comenta (logo acima), o filme não explica mta coisa! E se pela natureza dos "camarões" eles não queiram machucar os humanos? Ou talvez eles estejam tão descentralizados, que não têm capacidade de se revoltar.
    Enfim, o filme vale pela ótica compeltamente diferente do típico filme alien. É original é muito gostoso de assistir.
    Quero mt que saiaum 2 para ver se o carinha-mané-principal é curado ou não XD

    ResponderExcluir